30/03/2019

Sauron







nome real:  Karl Lykos
ocupação: psicanalista, professor
local de nascimento: Terra do Fogo, Argentina
grupos de afiliação: Terra Selvagem; Irmandade dos Mutantes; Arma X
1º aparição: As Karl Lykos: X-Men #59 (Aug1969)
As Sauron: X-Men #60 (Sep1969
Criado por: Roy Thomas
Neal Adams
poderes e habilidades:  Força, velocidade, resistência, durabilidade e inteligência sobre-humanas; Voar; Olhos hipnóticos; Garras afiadas; cuspir fogo; Capacidade de absorver forças vitais e poderes mutantes; sentir mutantes
altura: 175 cm como Karl
213 cm como Sauron
peso: 77 kg como Karl
92 kg como Sauron
olhos: vermelhos
cabelos: castanhos como Karl
careca como Sauron

Seu alter-ego é o Dr. Karl Lykos, um médico que tem uma maldição: o poder mutante de se alimentar da força vital alheia. Embora sua boa índole lhe desse forças para lutar contra os instintos de se alimentar, o Dr. Karl várias vezes caía em tentação, fazendo com que sua vida fosse imersa em culpa. Ele apareceu as histórias dos X-Men quando Destrutor, após ser resgatado dos Sentinelas foi levado aos seus cuidados. Ao perceber a enorme quantidade de energia que o rapaz acumulava em seu corpo, o Dr. Karl se descontrola, sugando uma enorme quantidade de energia vital e metamorfoseando-se em Sauron, um "Homem Pterodáctilo" sem escrúpulos, que se delicia em sugar a força vital alheia. Além deste poder, Sauron tem a capacidade de voar, resistência aumentada por sua pele grossa e a capacidade de provocar hipnose naqueles que olharem em seus olhos. Ao ser metamorfoseado em Sauron, ele só pode ser revertido à forma de Karl Lykos quando gravemente ferido e sem reservas de força-vital. 
Desde sua primeira aparição, Sauron já enfrentou vários heróis, tais como os próprios X-Men, os Vingadores e o Homem Aranha. Já tendo feito parte de algumas formações da Irmandade de Mirantes, a maior parte de suas atividades criminosas, porém, tem como base a Terra Selvagem. Recentemente ele atuou como operativo do novo Programa Arma X, até tentar desertar e ser preso pela SHIELD e perder seus poderes no Dia M.


28/03/2019

Ikaris






#109
nome real:  Ikaris
outros nomes: Ike Harris, Iceberg, Sovereign
ocupação: arqueólogo, líder dos Eternos
local de nascimento: Polaria, Siberia, U.S.S.R.
grupos de afiliação: Eternals; UCWF
1º aparição: Eternals #1 Jul1976
Criado por: Jack kirby
poderes e habilidades:  Sobre-humanos força, velocidade, resistência, agilidade, reflexos e durabilidade; fator de cura regenerativa; manipulação da energia cósmica; Voar; poderes psiônicos; transmutação de matéria; teletransporte
altura: 187 cm
peso: 104 kg
olhos: azuis
cabelos: loiros

Nasceu a mais de 20.000 anos atrás, em Polaria, na área hoje conhecida como a Sibéria. Ele é o filho do Eternos Virako e Tulayn. Seu nome de nascimento real é desconhecido. A mãe Ikaris,  Tulayn morreu quando ele tinha apenas 300 anos de idade. Quando a segunda Host dos Celestiais afundou o Deviant Lemuria no que é conhecido como o "Grande Cataclysm", Ikaris guiou um navio de seres humanos para a segurança. As pessoas confundiram Ikaris com um pássaro, que é lembrado como a pomba que orientou Noé para as montanhas de Ararat.
Primeiros Séculos
Ikaris escolheu o seu nome devido a um trágico acidente de centenas de anos atrás. Enquanto lutava contra os Deviants Na Grécia antiga, um homem finalmente conhecido como Ikaris conhece e se casa  com uma mulher humana. Juntos, eles dão a luz a um filho chamado Ícaro, que gostaria de subir com seu pai muito acima dos mares e montanhas da Grécia. Com o tempo, o Eterno constrói para seu filho um conjunto de asas mecânicas para que o menino pudesse voar por conta própria. Quando seu pai desaparece, enquanto luta contra os Deviants, o jovem Ícaro procura-o usando as asas mecânicas. Inexperiente demais para voar por conta própria, o jovem Ícaro voa muito alto, perde a consciência na atmosfera superior, e cai para a sua morte. Encontrando seu filho morto, o pai Eterno leva o nome de seu filho, Ikaris, em sua memória.
Por volta de 1000 dC, Virako, pai Ikaris, morre na batalha contra o Deviant Dromedan. Ikaris é então adotado por seu tio Valkin, que lhe revela o sua secreta casa no Ártico, a Pirâmide dos Ventos. Em algum momento durante os primeiros séculos, Ikaris e o Eternos entrariam em conflito com o mutante imortal, Apocalypse. Em 1823, como parte da preparação os Eternos 'para a vinda da Quarta anfitrião dos celestiais, Zuras ordena Ikaris que aperfeiçoe seus sentidos cósmicos em antecipação da sua vinda. Quando eles chegaram, Ikaris é condenado a ir para a Cidade dos Deuses do Espaço.
Era Moderna
Quando os Celestiais chegam à Terra em torno de um século e meio depois, Ikaris consegue esta missão com a ajuda do arqueólogo humano Dr. Daniel Damian e sua filha, Margo. Ikaris testemunha a chegada da Quarta Anfitrião Celestial na Terra. Ele então revela-se publicamente  como todos os Eternos fazem. Durante o Quarto anfitrião, o filho de Valkin Druig captura e tortura Ikaris para forçá-lo a revelar a localização da pirâmide dos Ventos. Mais tarde, encontrou Thor pela primeira vez. Em seguida, ele participou de uma batalha entre os Eternos e os deuses do Olimpo para derrotar Ares. Não muito tempo depois, ele soube do desaparecimento de Zuras, o primeiro-Eterno (líder do Eternos da Terra). depois, foi revelado como Ikaris encontrou pela primeira vez os Inumanos. Ikaris foi capturado mais tarde com os outros Eternos por um exército Deviant. Juntou-se com o outro Eternos e Iron Man (Jim Rhodes) em derrotar os Deviants. Depois disso, Ikaris lutou Maelstrom ao lado dos outros Eternos e os Vingadores. Após a batalha, ele foi selecionado pela Uni-mente a permanecer na Terra. Durante sua longa vida, Ikaris também tenta ser um líder justo e equitativo dos Eternos, mas abandonou tradições eternas de ter um papel ativo e público em proteger a raça humana. Ele chegou a adotar uma identidade humana única, tornando-se um lutador profissional com a Federação Wrestling "Iceberg" Ike Harris. Ikaris e sua companheira eterna Thena tiveram uma forte antipatia um pelo outro por um longo tempo, chegando ao conflito quando ela é nomeada como primeiro-Eterna. Questionando seu valor como primeiro-Eterno, Ikaris a enfrenta no julgamento Salão da Eterna e a derrota, tornando-se o novo Primeiro-Eterno. Mais tarde, com os outros Eternos, Ikaris capturado o Surfista Prateado em nome do Alto Evolucionário. 

24/03/2019

Iron Man Mk I






outros nomes: Iron Man Armor MK I (Grey); Mack I; Modelo I
local de nascimento: Vietnã
Criado por:  Stan Lee, Larry Lieber, Don Heck, Jack Kirby
1º aparição: Tales of Suspense #39 (Mar1963)
A armadura cinza de Stark foi a primeira armadura do Homem de Ferro que ele construiu e (em retrospecto) um protótipo para os modelos posteriores. Foi construído em torno de uma placa de peito de ferro projetada para impedir que o pedaço de estilhaço que ele recebeu no Vietnã de viajar para seu coração e matá-lo. A armadura, feita de ferro comum, forneceu proteção contra ataques físicos, armas de pequeno porte, fogo, temperaturas extremas, algumas formas de energia e ácido. Alimentado por motores DC (recarregável através de qualquer tomada elétrica), o exoesqueleto aumentou a força do usuário em cerca de 10 vezes e empregou feedback negativo com sensor de movimento para controlar o movimento. Jatos de pressão de ar permitidos para saltos prolongados (mas não para vôo real) e ventosas removíveis permitiam que o usuário se agarrasse às paredes e tetos. O armamento incluía um monobeam montado no tórax (gerador de feixes de prótons; alcance útil a apenas alguns metros), uma serra em miniatura que poderia ser presa à ponta do dedo e turbo-isoladores magnéticos que permitiam a Stark desviar magneticamente projéteis metálicos ou trazer objetos de metal para ele. Os sensores consistiam em um rádio de ondas curtas. Todos os dispositivos e funções da armadura eram controlados manualmente pelo usuário. Stark usou isso para escapar de terroristas no Vietnã que estavam mantendo-o como refém. Ele construiu pelo menos uma versão atualizada (embora ainda rígida) quando retornou aos Estados Unidos.


22/03/2019

Deathbird (Rapina)





nome real: Cal'syee Neramani
outros nomes: Guerra; Imperatriz
ocupação: Imperatriz Usurpadora do Império Shi'ar, regente do cativo Império Kree
local de nascimento: The Aerie, Shi'ar
grupos de afiliação: Ninhada; Império Shi’ar; Cavaleiros do Apocalypse
1º aparição: Ms. Marvel #9 (Sep1977)
Criado por:  Chris Claremont
 Keith Pollard
poderes e habilidades: capacidade de voar; possui garras







altura: 172 cm
peso:  82kg
olhos: brancos
cabelos:  penas no lugar de cabelo


Irmã da Imperatriz de Shiar, Rapina autoproclamou-se a única herdeira do trono e durante anos reinou soberana. Temida em toda a galáxia, ela foi destituída pelos X-Men e exilada. De volta a seu planeta natal tempos atrás, submeteu-se às ordens de Lilandra, mas não por muito tempo. Ao contrário da maioria dos Shi'ar, o Deathbird tinha características atávicas, sendo muito mais parecido com seus ancestrais do que, por exemplo, seus irmãos mais novos, Lilandra e D'Ken. Deathbird tem sido descrita como um "retrocesso evolutivo".
Embora ela fosse a mais velha dos irmãos Neramani, foi-lhe negado o direito de governar o Império Shi'ar, e D'Ken foi nomeado imperador. Devido a seus crimes contra o estado, incluindo o assassinato de seu pai, o imperador, foi exilada para o espaço sideral.
Chegou à Terra tentando conseguir alguns suprimentos para sua nave, e encontrou os super-heróis Ms Marvel e Hawkeye, e se aliou a M.O.D.O.K ..Mais tarde, ela escapou da Terra.Querendo o trono, ela se rebelou contra D'Ken, que era o imperador na época, e se aliou com a Ninhada para usurpar dele e, mais tarde, Lilandra (que sucedeu D'Ken). Ela acabou por usurpar o trono e se tornou imperatriz de Shi'ar, embora tivesse que enfrentar muitas rebeliões. Um grupo de Skrulls mutilou suas asas e forçou-a a abdicar a seu favor.

20/03/2019

Captain Marvel (Capitão Marvel)





nome real: Mar-Vell
outros nomes: Dr. Walter Lawson
ocupação: Capitão da Frota Espacial Kree;
Ex-assistente de astronomia
local de nascimento: Rad-Nam, Grande Nuvem de Magalhães
grupos de afiliação: Imperio Kree; Vingadores; Defensores; A Organização;
Legião dos Condenados
1º aparição: Marvel Super-Heroes #12 (Dec1967)
Criado por:  Stan Lee
Gene Colan
poderes e habilidades: Força, velocidade e resistência sobre-humanas; Voar; Consciência cósmica; Absorção de energia solar e projeção
armas: nega-bands (braceletes que permitem utilizar energia da Zona Negativa

altura: 187 cm
peso: 109 kg
olhos: azuis
cabelos: loiros

O primeiro a usar a alcunha Capitão Marvel foi um guerreiro alienígena da raça Kree. Uma característica dessa raça é o tipo de pele clara (azul). Raramente, krees possuem tom de pele caucasiano, e os que nasciam eram vítimas de discriminação. Mar-Vell foi um deles, mas isso não o impediu de lutar contra o preconceito e tornar-se um renomado soldado dentro do Império. Ele fez parte de um grupo militar cujo objetivo era analisar o planeta Terra.
O motivo de tal análise foi a visita do homem à Lua. Mas nesse grupo de observadores havia um kree, Yon-Rogg, que desejava a morte de Mar-Vell por ciúmes do amor que Una, também da raça Kree, nutria por ele. Yon-Rogg abriu fogo contra a nave do herói, que escapou ileso, mas tal ataque causou acidentalmente a morte de um humano, o Dr. Walter Lawson. Mar-Vell era muito parecido com ele e, assim, adotou a sua identidade, passou a viver na Terra e atuar como super-herói. Como Lawson, Mar-Vell inicia seus trabalhos em Cabo Canaveral (identificado em histórias início apenas como "The Cape") em estudos de progresso da humanidade no desenvolvimento de um meio de viajar no espaço. Quando o Exército dos Estados Unidos encontra e ativa acidentalmente um robô-sentinela Kree, Mar-Vell é forçado a vestir seu uniforme e derrotá-lo. Espectadores ouvem o Sentinela chamar Mar-Vell pelo seu nome e o confundem com "Marvel", passando a chamar o herói assim. ("Marvel" significa em português "Maravilha" e a EBAL chamou-o em uma aventura publicada no Brasil no qual enfrentou o Homem de Ferro de "Capitão Maravilha" obviamente para não ser confundido com o Capitão Marvel da DC Comics, também publicado pela mesma editora. Quando Mar-Vell passou para a Editora Abril, o nome ficou mesmo "Capitão Marvel", pois na época o outro herói caíra no ostracismo). Um dos seres humanos que veem Mar-Vell é Carol Danvers, chefe de segurança no Cabo Canaveral, já desconfiada de "Walter Lawson" e imediatamente atraída pelo misterioso Mar-Vell.
Mar-Vell continua a observar os seres humanos e cade vez mais a amá-los, mas seu trabalho é dificultado por ciúmes de Yon-Rogg, a sua afeição crescente para com a humanidade, e seu passado criminoso de identidade falsa. Depois de ajudar a humanidade várias vezes, Mar-Vell é considerado culpado de traição contra o Império Kree e sentenciado à morte por fuzilamento em um plano bolado por Yon-Rogg, mas escapa em um foguete roubado, e se perde no espaço. Depois de ficar 112 dias perdido, fraco e à beira da loucura, é manipulado por Ronan, o Acusador Kree, e pelo Ministro Zarek, que conspira em derrubar a Suprema Inteligência. Para melhor ajudá-los, a Mar-Vell é dado um novo traje e suas capacidades são reforçadas. Após a conspiração, Mar-Vell tenta retornar à Terra, mas no caminho é atingido por uma explosão de radiação que o atrai à Zona Negativa. Mas a Inteligência Suprema permite que Mar-Vell contacte telepaticamente Rick Jones, um antigo parceiro do Hulk. Guiado pelo herói, Jones encontra uma base Kree abandonada, na qual Rick encontra os braceletes, que, ao se unirem, o transportavam para a Zona Negativa, e traziam Mar-vell à Terra. A dupla descobre que eles são capazes de manter contato telepático. Usando o método, Mar-Vell pode permanecer no universo positivo por um período de três horas. O herói alienígena enfim se libertaria da Zona Negativa e ganhou novos poderes cósmicos quando Jim Starlin assumiu as histórias. Nessa época, o Capitão Marvel enfrentaria ao lado dos Vingadores o maior vilão espacial da Marvel, surgido após a era Lee/Kirby: o titã Thanos. É nesta saga que Mar-vell se liberta da Zona Negativa e ganha um novo uniforme e novos poderes. Se torna um ser extremamente poderoso e um dos heróis mais importantes do universo Marvel também intitulado de "o protetor do universo".
Após inúmeras batalhas, Mar-Vell retorna para a Terra e tem o primeiro encontro com o vilão Nitro. Ao tentar conter uma explosão causada pelo vilão, ele é exposto a um poderoso gás que abala os nervos chamado "Composto 13". Mar-Vell entra em colapso devido à exposição ao gás, mas se recupera e recebe um antídoto. O gás, no entanto, acabaria por causar reações que colocariam um fim ao herói. Na graphic novel intitulada "A morte do Capitão Marvel", o herói Kree surpreendentemente sucumbe a um câncer causado pela exposição ao citado gás após longa agonia. Mar-Vell falece de um modo tranquilo e silencioso. 


18/03/2019

Shocker






#91
nome real: Herman Schultz
ocupação: criminoso
local de nascimento: Nova York
grupos de afiliação: Gangue do Capuz; Império Secreto, Mestres do Terror; Sexteto Sinistro; Sindicato Sinistro
1º aparição: The Amazing Spider-Man #46 (Março de 1967))
Criado por: John Romita, Stan Lee
poderes e habilidades: Exímio engenheiro; Mestre em combate corpo-a-corpo
armas: Manoplas de vibro-choque (que emitem rajadas poderosas de vibrações de choque);
roupa especial com resistência a choques e a ataques físicos.
altura: 180 cm
peso: 79 kg
olhos: castanhos
cabelos: castanhos

Foi um estudante secundarista com grande talento para invenções e engenharia. Apesar dessas capacidades, enveredou para o mundo do crime, até que foi preso. Depois de servir a vários termos de prisão (cumprir penas) por assaltar bancos, ele construiu uma roupa especial amarela com listras, equipada com punhos de energia (luvas especiais chamadas de "vibro-choque") que emitem poderosas ondas de choque quando um botão é pressionado pelos seus polegares. A roupa serve de amortecedor acolchoado, impedindo que o corpo do vilão seja afetado pelas energias dos punhos. Com essas armas ele consegue rapidamente abrir cofres (especialmente cofres de bancos) e danificar várias estruturas, além de poder concentrar suas descargas por tempo suficiente para pulverizar coisas, com força até para derrotar o Homem-Aranha sem muitas dificuldades, se energizado com bastante poder, porém, nunca foi um vilão tão ameaçador para o Homem-Aranha, sendo que sempre é derrotado pelo herói, que ataca o seu ponto fraco: Se o Homem-Aranha atirar certas concentrações de teia o suficiente para bloquear suas descargas vibratórias nas suas luvas, Shocker se torna completamente inútil.