20/05/2014

Red Skull (Caveira Vermelha)




#34 UK / PT

nome real: Johann Schmidt
outros codnomes: Nazista, Líder da Hidra, terrorista, ladrão
grupos de afiliação: Actos de Vingança, A.I.M., Hidra, Partido Nazista, 
local de nascimento: Shelbyville, Indiana
1º aparição: Captain America Comics #7 Oct1941
Criado por: 
Joe Simons
France Herron
poderes e habilidades: Habilidade com armas; Reflexos apurados; Resistência; Imunidade fisiológica; Intelecto genial; Mentor político

altura: 185 cm (corpo original)
188 cm (clone)
peso: 88 kg (corpo original)
108 kg (clone)
olhos: azuis
cabelos: loiros (original)

John Maxon foi cronologicamente O Caveira Vermelha original, nas histórias do Capitão América da Era de Ouro dos quadrinhos, depois foi reformulado por Stan Lee e Jack Kirby. Depois se soube que ele seria verdadeiramente Johann Schimidt.
Johann Schmidt é filho de um camponês analfabeto e bêbado. Sua mãe morreu ao lhe dar a luz e seu pai, que tentou afogá-lo por causa disso em uma bacia e foi contido pelo obstetra, logo em seguida suicídou-se. Schmidt fugiu aos sete anos do orfanato onde foi criado, cresceu nas ruas da Alemanha, sendo preso varias vezes por pequenos crimes.

Segunda Guerra
Hitler encontrou Schmidt quando este trabalhava como camareiro em um motel onde o líder nazista se hospedou. Hitler o treinou pessoalmente,oferecendo ao final do processo uma mascara vermelha no formato de um crânio e o nome que carrega até hoje (simbolo da supremacia nazista). Sua reputação era tão grande que chegou a assustar seu próprio criador.
Nos EUA ele conhece o Capitão América e se torna seu principal adversário.No final da guerra o Capitão América localizou sua casamata oculta, e durante a batalha que se segue o vilão fica preso em um desabamento, sendo atingido por uma mistura de gases que vaza da parede, ficando preservado em animação suspensa, dando-lhe algumas capacidades sobre-humanas.

Anos 50
Depois da guerra, surgiu um imitador do Caveira chamad Albert Malik. Ele mantinha uma base de operações que ficava na Argélia e trabalhava para os comunistas soviéticos. Enfrentou o Capitão América IV e foi responsável pela morte dos pais de Peter Parker (o Homem-Aranha). Posteriormente, Malik fugiu da cadeia mas foi morto logo após a fuga pelo Carrasco do Submundo, a mando do Caveira Vermelha original que, nessa época, usava um corpo clonado de Steve Rogers.

Era moderna
20 anos depois do fim da II Guerra Mundial, os robôs Hibernantes (em inglês Sleepers), programados pelo Caveira, iniciaram um ataque aos Estados Unidos. Originariamente eram 3 (três) que depois se juntaram formando um único artefato explosivo. Foram detidos pelo Capitão América. Haveria outros Hibernantes, como o surgido quando o Rei do Crime foi enganado por seu filho e inimigo Richard Fisk. Ele havia se bandeado para o lado da Hidra, assumindo o controle de uma das divisões da organização nos Estados Unidos. Quando o Rei do Crime descobriu, aliou-se ao Capitão América para derrotá-lo. O Caveira Vermelha despertou na Era Moderna, logo após o ataque dos Hibernantes originais. Se auto proclamou o herdeiro da vilania de Hitler e continuou com seus planos nazistas, sendo sempre confrontado pelo Capitão América. Numa das primeiras batalhas entre os dois, o vilão faz uso do cubo cósmico, objeto que materializa os desejos de seu possuidor e foi inventado pela I.M.A. (mais tarde descobriu-se tratar-se de um alienígena que passou a ser chamado de Kubik). No segundo ataque usando o cubo, trocou de corpo com o Capitão, que foi jogado numa ilha onde estavam prisioneiros um grupo de criminosos de guerra (chamado de Os Exilados), inimigos do Caveira. Nessa ilha o Capitão conheceu Sam Wilson, que o ajudaria adotando a identidade do Falcão. Mais tarde, descobriu-se que o Falcão era manipulado pelo Caveira Vermelha para ser usado como arma contra o Capitão. Mas essa história foi desconsiderada da cronologia da Editora Abril, sendo conhecida no Brasil apenas a versão publicada pela Editora Bloch. Em outra luta, o vilão ficou exposto ao seu próprio "pó da morte", sobrevive mas fica com o rosto desfigurado pra sempre.  
Muda sua filosofia para a Anarquia, considerando o nazismo ultrapassado. Porém sempre visando um mundo nazista á sua imagem. O Caveira Vermelha é odiado pelos vilões americanos, só conseguindo utilizá-los quando permanece em segredo. Essa postura foi amenizada um pouco quando o Caveira Vermelha se associou aos vilões Marvel na série Atos de Vingança. Porém quando essa aliança vilanesca acabou, um de seus membros, Magneto, o mutante mestre do magnetismo invade seu quartel general para lhe perguntar se ele era mesmo o Caveira Vermelha que havia trabalhado pra Hitler na Segunda Guerra. Ele diz que sim, apesar de estar em seu segundo corpo. Magneto diz que foi vítima da opressão nazista, e, embora ele não seja responsável direto ele serviu aqueles bárbaros. Ele tenta fugir mas Magneto o prende á vários metros de profundidade, largando-o para morrer. é achado por seus asseclas em estado crítico mas sobrevive. Nos anos 90 descobriu-se que tinha uma filha, tão maligna como o pai a quem ajudava sob o nome de Madre Superiora. Nessa época o Caveira se associou a vários asseclas, que depois se juntaram formando a Gangue do Esqueleto: Mecanus, Asa Negra e Halloween, liderados pelo principal deles: o Ossos Cruzados. Também participou de um Crossover Marvel Comics x DC Comics, aparecendo como aliado do Coringa e enfrentando o Batman e o Capitão América.




19/05/2014

Winter Soldier (Soldado Invernal)


#85UK #97PT

nome real:  James Buchanan Barnes
outros codnomes: Bucky, Capitão América
 ocupação: Aventureiro; anteriormente agente da S.H.I.E.L.D., assassino soviético, assassino freelance, ajudante para o Capitão América, mascote do exército
local de nascimento: Shelbyville, Indiana
1º aparição:  Como Bucky Barnes:
Captain America #1 (março de 1941)
Como Soldado Invernal:
Captain America (vol. 5) #1 (janeiro de 2005)
Como Capitão América:
Captain America (Vol. 5) #34 (janeiro de 2008)
Criado por: 
Joe Simons
Jack Kirby
poderes e habilidades: Acrobacia; Hábil com armas brancas e de fogo;
Exímio atirador; Qualificado em combate mão-a-mão;
Super-força derivada de braço cibernético;
altura: 175 cm
peso: 117 kg
olhos: castanhos
cabelos: castanhos

Barnes nasceu em Shelbyville, Indiana. Órfão, filho de um soldado morto no campo de treinamento Leigh antes da entrada dos EUA na guerra. Depois dessa tragédia, Barnes foi adotado pela tropa do campo como seu mascote. Nesse local ele encontrou o soldado Steven Rogers, na mesma época em que o Capitão América também começou a ser visto na região. Acidentalmente, Bucky surpreendeu Rogers quando este estava de uniforme do Capitão. Para manter segredo, Barnes pediu para ser o companheiro do herói. Juntos, Capitão América & Bucky lutaram contra os nazistas até o fim da guerra. Se juntariam ainda aos Invasores (criados na década de 70). Barnes também era o líder dos Young Allies e foi quem organizou o grupo Liberty Legion, entre a formação dos Invasores e o do pós-guerra All-Winners Squad.  
No final da II Guerra, Capitão & Barnes tentaram deter o roubo de um avião experimental pelo Barão Zemo. Zemo havia preparado uma armadilha, colocando explosivos no avião. O avião explodiu lançando o Capitão nas águas geladas do oceano. O corpo de Rogers se mantém preservado em animação suspensa num bloco de gelo. Depois de décadas ele é resgatado pelo Vingadores. 
As forças americanas não encontraram o corpo de Bucky, presumindo que estivesse morto. Descrito como caso encerrado para o exército americano, foi encontrado e revivido pelo russo Vasily Geral Karpov.
Ao acordar, Bucky não se lembrou de sua identidade, dando uma oportunidade para Karpov reprogramar sua mente e transformá-lo em um assassino conhecido por Soldado Invernal. Ele foi enviado por todo o globo, cometendo assassinatos políticos com enormes efeitos sobre a Guerra Fria. No entanto, sua implantação de memória causou instabilidade mental, e ele foi mantido em imobilismo entre missões para impedir a rebelião.

Guerra Civil: a Morte de Steve Rogers
Após a aparente morte de Steve Rogers, o Capitão América original, James foi escolhido pelo Homem de Ferro (quando este era líder da S.H.I.E.L.D.) para ser o novo herói americano. Sua parceira nas missões e aventuras passaria a ser Natasha Romanov, a Viúva Negra original. Ele, além do escudo de Rogers, usaria uma pistola e uma faca de combate, além de aproveitar o implante cibernético no braço esquerdo, para ter mais força para segurar o escudo. Não demorou muito a perceber que a responsabilidade em substituir o Capitão América era muito grande, pois o povo, aliados e inimigos sabem que não se trata do verdadeiro Sentinela da Liberdade. Isto, por vezes, cria um conflito psicológico na mente do herói, que, no entanto, sente-se honrado em assumir o legado de seu grande parceiro e amigo; tanto que, apesar da volta de Rogers à dimensão real, Bucky continuará sendo o Capitão América!








16/05/2014

Madrox (Homem-Múltiplo)





#UK 106

nome real: James Arthur "Jamie" Madrox
outros codnomes: Homem-Múltiplo
 ocupação: Detetive particular
grupos de afiliação: X-Factor; X-Men, Tropa X, Ilha MuirCorporação X, S.H.I.E.L.D
local de nascimento: Los Alamos, New Mexico
1º aparição: Giant Size Fantastic Four #4 Fev1975
Criado por:
poderes e habilidades: Duplicação; Força e resistencia sobre-humana; Artista marcial

altura: 180 cm
peso: 70 kg
olhos: azuis
cabelos: castanhos

Este mutante tem a capacidade de criar duplicatas de sí mesmo através de impactos cinéticos (socos, etc). Basicamente, de cada vez que é atingido, o seu corpo replica-se. Jamie pode atingir-se a si próprio se necessário (por exemplo, batendo palmas, etc) para utilizar o seu poder mutante. 
Ele surgiu como membro da equipe adolescente Novos Mutantes. Posteriormente se afiliou ao X-Factor, até que o Vírus Legado aparentemente o "matou". Desaparecido por meses, quando ele retornou foi revelado que uma de suas cópias é que havia morrido. O choque de sentir a morte de uma de suas cópias o fez perder temporariamente a memória. Sequestrado por agentes do governo, a mando de Bastion, ele começou a sofrer lavagem cerebral, de modo que "virasse um agente que valesse por muitos". Libertado por Destrutor quando este estava organizando sua Irmandade de Mutantes, ele recusou o convite e procurou o X-Factor, encontrando o grupo bastante mudado, quase um fantoche do governo. Foi sua volta que fez com que Forge tomasse a decisão de simular toda a morte do grupo, que passou a agir na clandestinidade. 
Madrox ainda estava vivo, e sem ter certeza sobre o que fazer de sua vida enviou duplicatas para vários cantos do mundo, com o objetivo de que cada uma aprendesse um determinado ofício.

A mini-série Madrox mostra o Homem-Múltiplo algum tempo depois de ter tomado essa decisão. Já tendo reabsorvido várias dessas cópias, e portanto seus conhecimentos, ele decide se tornar detetive particular. Madrox a partir da mini-série tornou-se mais poderoso, sendo agora até capaz de absorver suas duplicatas sem tocá-las (graças aos conhecimentos absorvidos de uma duplicata que se tornou monge budista) e tendo conhecimentos gerais sobre uma vasta gama de assuntos. Por outro lado também adquiriu problemas novos, como o fato de suas duplicatas demonstrarem personalidades cada vez mais excêntricas e incontroláveis. A mini-série foi escrita por Peter David num clima de filme noir (gênero de que o autor é fã) e parte de sua ação se passa na Cidade Mutante - um bairro novaiorquino habitado por uma maioria de mutantes e que já havia sido mostrada na série District X estrelada por Bishop. Co-estrelam a revista os ex-parceiros de Madrox no X-Factor, Rhane Sinclair e Guido Carossella. 
Madrox deu origem a uma série regular chamada X-Factor Investigations, que conta com o mesmo elenco e também é escrita por Peter David.

14/05/2014

Blink







#97UK  96PT

nome real: Clarice Ferguson
 ocupação: Viajante do tempo
local de nascimento: Cartusia, Bahamas
1º aparição:  X-Men Alpha #1 1995
Criado por: Scott Lobdell
Joe Madureira
poderes e habilidades:  criar portais de deslocação biomolecular, que podem deslocar matéria de um local a outro. Também é capaz de manejar lanças semelhantes a dardos.

altura: 140 cm
peso: 48 kg
olhos: verdes
cabelos: magenta

No Universo Marvel, pouco se sabe sobre Blink. Ela era uma jovem traumatizada, pois na primeira manifestação de seus poderes, acidentalmente matou alguém, que ficou travado em seu portal, rachando-se em diversas partes. A própria Clarice tem poucas lembranças sobre o fato, lembrando-se apenas de ter desmaiado e acordado em uma poça de sangue.

Clarice era uma da "nova geração" de mutantes foram capturados pela unidade da Falange chamada Colheita, durante a Saga Aliança Falange. Durante a batalha final, após escapar de seu cativeiro, ela se sacrificou, fazendo com que Colheita e ela entrassem em um portal gigante, que aparentemente desfragmentou-os.

Era do Apocalipse
Clarice Ferguson nasceu em Cartusia, Bahamas. Sua pele roxa revelou-a desde o nascimento da mutante. Seus pais aceitaram este fato, mas ficaram temerosos que sua filha não fosse bem aceitada pela população local. Quando Clarice fez quatro anos,ela e sua família mudaram-se para Miami, Florida, nos Estados Unidos. Lá eles acreditavam que ela teria uma vida melhor devido à grande população mutante existente. Clarice ainda era uma criança quando foi levada por Apocalipse. Blink foi descoberta por Sinistro,um dos Quatro Cavaleiros de Apocalipse, e pelo seu braço direito, Fera Negro ,com ela foram feitas experiências genéticas, que aprimoraram seus poderes. Mas Clarice não ficou sob a tutela deles por muito tempo,Dentes-de-Sabre juntamente com Arma-X, invadiram o laboratório do Fera Negro e resgataram a menina. Blink então transformou-se na filha adotiva,não oficial, de Dentes-de-Sabre. Ela acabou crescendo com os X-Men. Muito impulsiva,nem sempre seguia ordens, mesmo assim transformou-se num X-Men importante. Atuando como teleportadora dos X-Men.

Exilados
Blink foi transportada misteriosamente para um deserto, onde encontrou um grupo de outros mutantes,oriundos de várias realidades.Lá eles descobriram que tinham sido abdusidos de suas dimensões natais para ajudar a manter a ordem no Multiverso Ela tornou-se líder da equipe composta inicialmente por Magnus, Morfo, Pássaro Trovejante, Nocturna, Mímico,com este ela teve um relacionamento. Foram a muitos mundos,lutando contra Hulk, Galactus, Arma-X, Mojo,entre outros vilões. Blink acabou contaminada por um vírus tecnorgânico semelhante ao vírus Legado,sendo curada mais tarde por "deuses Nórdicos".Foi então que ela foi teleportada para casa sendo substituída por Magia. Blink acabou sendo trazida de volta a equipe pelo Corretor do Tempo, quando os exilados tinham que eliminar uma criança chamada David Richards,Clarice não conseguiu e juntamente com Dentes-de-Sabre líder da Arma-X, decidiu deixá-lo com seu "pai"(Dentes-de-Sabre), assim o menino cresceria de forma que não se tornasse mal.Mas Dentes-de-sabre acabou "falhando" e o menino numa das missões absorveu as habilidades de Blink,matando uma dezena de pessoas.O que abalou muito Blink. Após uma série de aventuras os Exilados tiveram que finalmente decidir contra o grupo Arma-X quem seria que ia ser o guardião do Multiverso. Foi então que Blink derrotou Hiperion, que estva no grupo rival,teleportando os raios dele, em direção ao próprio, mas foi Gambit, líder dos Exilados que deu o golpe final ao vilão. Tentando deixar o grupo mais dinâmico, o Corretor do tempo adicionou ao grupo Dentes-de-Sabre, o que acabou causando um abalo em Blink, principalmente sobre sua liderança.Foi ordenado a ela que matasse Mímico, ela então negou-se, e com essa atitude provou que realmente merecia ser a líder da equipe.