19/05/2014

Winter Soldier (Soldado Invernal)


#85UK #97PT

nome real:  James Buchanan Barnes
outros codnomes: Bucky, Capitão América
 ocupação: Aventureiro; anteriormente agente da S.H.I.E.L.D., assassino soviético, assassino freelance, ajudante para o Capitão América, mascote do exército
local de nascimento: Shelbyville, Indiana
1º aparição:  Como Bucky Barnes:
Captain America #1 (março de 1941)
Como Soldado Invernal:
Captain America (vol. 5) #1 (janeiro de 2005)
Como Capitão América:
Captain America (Vol. 5) #34 (janeiro de 2008)
Criado por: 
Joe Simons
Jack Kirby
poderes e habilidades: Acrobacia; Hábil com armas brancas e de fogo;
Exímio atirador; Qualificado em combate mão-a-mão;
Super-força derivada de braço cibernético;
altura: 175 cm
peso: 117 kg
olhos: castanhos
cabelos: castanhos

Barnes nasceu em Shelbyville, Indiana. Órfão, filho de um soldado morto no campo de treinamento Leigh antes da entrada dos EUA na guerra. Depois dessa tragédia, Barnes foi adotado pela tropa do campo como seu mascote. Nesse local ele encontrou o soldado Steven Rogers, na mesma época em que o Capitão América também começou a ser visto na região. Acidentalmente, Bucky surpreendeu Rogers quando este estava de uniforme do Capitão. Para manter segredo, Barnes pediu para ser o companheiro do herói. Juntos, Capitão América & Bucky lutaram contra os nazistas até o fim da guerra. Se juntariam ainda aos Invasores (criados na década de 70). Barnes também era o líder dos Young Allies e foi quem organizou o grupo Liberty Legion, entre a formação dos Invasores e o do pós-guerra All-Winners Squad.  
No final da II Guerra, Capitão & Barnes tentaram deter o roubo de um avião experimental pelo Barão Zemo. Zemo havia preparado uma armadilha, colocando explosivos no avião. O avião explodiu lançando o Capitão nas águas geladas do oceano. O corpo de Rogers se mantém preservado em animação suspensa num bloco de gelo. Depois de décadas ele é resgatado pelo Vingadores. 
As forças americanas não encontraram o corpo de Bucky, presumindo que estivesse morto. Descrito como caso encerrado para o exército americano, foi encontrado e revivido pelo russo Vasily Geral Karpov.
Ao acordar, Bucky não se lembrou de sua identidade, dando uma oportunidade para Karpov reprogramar sua mente e transformá-lo em um assassino conhecido por Soldado Invernal. Ele foi enviado por todo o globo, cometendo assassinatos políticos com enormes efeitos sobre a Guerra Fria. No entanto, sua implantação de memória causou instabilidade mental, e ele foi mantido em imobilismo entre missões para impedir a rebelião.

Guerra Civil: a Morte de Steve Rogers
Após a aparente morte de Steve Rogers, o Capitão América original, James foi escolhido pelo Homem de Ferro (quando este era líder da S.H.I.E.L.D.) para ser o novo herói americano. Sua parceira nas missões e aventuras passaria a ser Natasha Romanov, a Viúva Negra original. Ele, além do escudo de Rogers, usaria uma pistola e uma faca de combate, além de aproveitar o implante cibernético no braço esquerdo, para ter mais força para segurar o escudo. Não demorou muito a perceber que a responsabilidade em substituir o Capitão América era muito grande, pois o povo, aliados e inimigos sabem que não se trata do verdadeiro Sentinela da Liberdade. Isto, por vezes, cria um conflito psicológico na mente do herói, que, no entanto, sente-se honrado em assumir o legado de seu grande parceiro e amigo; tanto que, apesar da volta de Rogers à dimensão real, Bucky continuará sendo o Capitão América!








Nenhum comentário:

Postar um comentário