02/08/2014

Daredevil (Demolidor)


#13 UK/PT

nome real: Matthew Michael "Matt" Murdock
outros codnomes: O Homem sem Medo; Demônio da Guarda
Diabo da Guarda; DD
ocupação: aventureiro, vigilante, advogado
local de nascimento: New York, New York
grupos de afiliação: Defensores; S.H.I.E.L.D.
1º aparição: Daredevil, Vol.1 #01 Abr1964
Criado por: Stan Lee
Bill Everett
poderes e habilidades: Sentidos super desenvolvidos/Sentidos super-humanos:
- Os sentidos da audição, olfato, tato e gustação são extremamente ampliados.;
- Tato super-humano: Toda sua pele possui uma sensibilidade capaz de sentir pequenas alterações de temperatura, pressão, sentir as formas da tinta no papel (possibilitando leitura)
- Olfato super-humano: Pode detectar odores na atmosfera na concentração de trinta partículas por milhão.
- Audição super-humana: lhe permite detectar uma mudança de pressão acústica de um decibel a uma pressão de sete decibéis (enquanto que o menor limiar de audição humana média é de vinte decibéis). Ele pode ouvir batimentos cardíacos de uma pessoa a uma distância de mais de vinte pés, ou as pessoas sussurrando do outro lado de uma parede normal.
- Detector dementiras : Pode dizer se uma pessoa está mentindo, ouvindo as mudanças em seu batimento cardíaco
- Sentido Radar: Detecta a posição e/ou distância de objetos e pessoas através de emissão de ondas. Semelhante a biolocalização.
- Técnicas de artes marciais, manuseio de armas brancas e pugilismo
Armas: carrega um cassetete, disfarçado como bengala em trajes civis. Versátil, arma polivalente, mais forte do que qualquer punho. contém um cabo de 30 pés, que é conectado a um aço grapa endurecido. Mecanismos internos permitem que o cabo seja nitidamente enrolado e desenrolado, enquanto uma mola potente lança a pequena âncora.

Tem também dois bastões de luta.
altura: 183 cm
peso: 91 kg
olhos: azuis
cabelos: ruivos

Matthew "Matt" Michael Murdock era um excelente aluno e atleta, esta segunda condição obrigado a esconder do pai que exigia que o filho se dedicasse o tempo todo aos estudos. Ficou cego ainda na adolescência devido a acidente com um caminhão que carregava lixo tóxico. Em compensação, descobriu que seus outros sentidos haviam sido muito ampliados,tão ampliados que a sua audição se tornou uma espécie de radar. Assumiu o uniforme e o codinome de Demolidor para vingar seu pai, Jonathan "Jack" Murdock, apelidado de "O Batalhador", nessa época um boxeador em decadência e que foi morto ao recusar "entregar" uma luta. Adulto, tem vida dupla: durante o dia, é um simples advogado e à noite, vigia as ruas de Hell's Kitchen, bairro da Cidade de Nova York. É avesso a participar de grupos de heróis, mas presta assessoria jurídica a muitos deles (como o Quarteto Fantástico). Tornou-se amigo do Homem-Aranha e foi um dos poucos a conhecer sua identidade (também acabou por revelar a sua à Peter Parker). Recusou convites para participar dos Vingadores, assim como o Homem-Aranha.
Apesar da ousadia de um super-herói ser deficiente visual, suas histórias aos poucos foram prejudicadas pelo fato de Murdock quase não ter uma vida social, resignado com sua situação. Stan Lee chegou a criar uma nova identidade secreta para o herói, a de Mike Murdock ou seu irmão gêmeo. Ao contrário de Matt, Mike era extrovertido e exibido. Mas as histórias ficaram muito complicadas para os leitores e Matt acabou simulando a morte do "irmão" pouco depois. 
Finalmente, no início dos anos 80, um jovem desenhista e escritor chamado Frank Miller deu nova vida às histórias do herói. Com histórias de estilo cinematográfico e bem-amarradas, fortemente ambientadas no submundo, na cidade de Nova York, Miller transformou o Demolidor de um personagem prestes a ter sua revista cancelada em uma referência dos quadrinhos. Foi o primeiro personagem dos quadrinhos de grande tiragem a ser transformado em um personagem voltado para um público mais adulto. Nessas estórias, Murdock e seu alter-ego convivem com prostitutas, assassinos de aluguel, mafiosos, psicopatas, mendigos etc. Frank Miller mergulhou o Demolidor num universo realista e assustador. Mais tarde, ele viria a repetir essa formula em Batman - Cavaleiro das Trevas. Miller criou, matou (pela ação do Mercenário) e ressuscitou Elektra, em histórias que até hoje são lembradas com carinho pelos fãs.
Dois anos depois de deixar o título, ele voltou para mais uma vez virar de cabeça para baixo o mundo de Murdock, com a saga "A Queda de Murdock". Nessa série, uma ex-namorada viciada em drogas (Karen Page) vende a identidade do Demolidor a um traficante, que a revende ao Rei do Crime. A partir daí, a vida de Murdock é destruída, ele mergulha de cabeça no submundo da Hell's Kitchen e ele precisa reencontrar suas próprias forças para se reerguer. Recebe ajuda de uma freira que o roteiro sugere ser sua mãe. Na parte final, ele acaba enfrentando um psicopata que sugere-se ser um tipo de refugo do projeto do Super-Soldado, que criou o Capitão América. Desta forma, acaba-se por revelar-se que o Capitão talvez não fosse o único sobrevivente daquele projeto. Magnificamente desenhada por David Mazzuchelli, com traços realistas e roteirizada de forma genial e revolucionária por Miller, esta saga ficou marcada na memória dos admiradores de quadrinhos, tendo seus conceitos copiados por outros personagens conhecidos, como Batman e Justiceiro.

Joe Quesada foi responsável pela criação desse selo da Marvel Comics, aonde os personagens teriam histórias com uma abordagem diferenciada, mais adulta. Ainda que o Motoqueiro Fantasma e o Justiceiro tenham recebido lançamentos sob esse selo na época, nenhum chamou tanta atenção quanto o trabalho de Kevin Smith no título Daredevil.
Num arco de 8 partes chamado "Diabo da Guarda" (Guardian Devil) desenhado por Joe Quesada, Smith abordou a mitologia do Homem Sem Medo, focando especialmente na sua religiosidade. Foi nessa história que Karen Page veio a falecer, novamente pelas mãos do Mercenário. Essa história fez com que a mídia desse atenção ao personagem novamente, e muitas comparações com a obra de Frank Miller foram feitas.
Recentemente Brian Michael Bendis assumiu o título do personagem, numa trama que, logo de cara, fez com que a identidade secreta do herói fosse revelada a todos por um tablóide. Mesmo negando veemente tal fato, a vida de Matt nunca mais voltaria a ser o que era. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário