05/05/2018

Sentry (Sentinela)





#77
nome real:  Robert Reynolds
outros nomes: Vácuo, Defensor Dourado da Decência
local de nascimento: desconhecido
grupos de afiliação: Vingadores (Osborn's team), Vingadores
1º aparição: The Sentry #1 Set2000
Criado por: Paul Jenkins
Jae Lee
poderes e habilidades:  Super força; Super vigor; Durabilidade; Sentidos aprimorados; Agilidade sobre-humana; Vôo; Velocidade 3 vezes menor do que a de um humano normal; Fotocinese; Invulnerabilidade; Telepatia; Controle mental; Manipulação molecular; Ressurreição; Imortalidade; Fator de cura

altura: 182 cm
peso: 87 kg
olhos: azuis
cabelos: loiros

Robert era um garoto franzino, vítima de "bullying", que foi direcionado para ser ajudante de um cientista. Um dia, descobriu que seu instrutor estava fazendo testes com um super-soro, o mesmo que havia dado poderes ao Capitão América. Só que a fórmula deste elixir era mais poderosa, pois alteraria seu organismo em nível molecular. Ele, na esperança de ficar mais forte, tomou-a e sentiu se transformar. Foi aí que percebeu que havia ganhado poderes equivalentes a "um milhão de sóis explodindo". Seu primeiro ato antes de fazer um uniforme para si e estrear como o Sentinela foi dar uma surra no valentão que o atormentava no colégio. Porém, seus traumas fizeram originar-se o seu maior inimigo: Vácuo, o seu lado sombrio, que, originariamente, alimentava-se dos medos profundos de seus inimigos. Numa aparição, o Vácuo disse que quem era Robert Reynolds era ele, e não o Sentinela (identidade heróica assumida por Robert): disse que Bob sempre quis ser um "garoto mau", pois gostava disso, e que o Sentinela não passava do lado bom que se materializou.
Outra versão da origem do Sentinela mostra que ele era um homem casado e alcoólatra, que teria conseguido os poderes da mesma forma contada na versão acima. Há, ainda, a versão contada por sua esposa, Lindy (durante a saga Reinado Sombrio), na qual Robert, um adolescente viciado em drogas, invadiu, com um comparsa, o laboratório de um cientista universitário conhecido como "o Professor", à procura de drogas e do que mais pudessem roubar. Encontrando o super-soro, Robert ingeriu-o e tornou-se um super-humano; seu parceiro, ao ingerir a substância, morreu envenenado. Inicialmente, Robert procurou o Professor para alimentar o vício no super-soro; com o passar do tempo, porém, contou com a ajuda de heróis da Marvel para superar a situação, assumindo uma identidade heróica para expiar os seus erros do passado, tornando-se, então, o Sentinela. Todavia, a situação se complicou com a aparição do Vácuo, ser superpoderoso que rivalizava com sua identidade heróica. Como se isso tudo não fosse o bastante, Robert Reynolds, sofrendo de esquizofrenia dissociativa, passou a acreditar que o Vácuo era uma outra pessoa (na verdade, o Vácuo é o lado negro do Sentinela, e ambos são parte da personalidade de Robert).
Ninguém o conhecia. Mas há algum tempo todos já haviam escutado sobre o Sentinela, que virou um herói esquecido. Esta foi uma forma de Robert se livrar do Vácuo: com a ajuda de Reed Richards e do Doutor Estranho, fez todos esquecerem (inclusive ele mesmo) que ele era o Sentinela e que o Vácuo existia. Mas, com o tempo, Robert se lembrou que era o Sentinela... e o Vácuo reapareceu para destruir Robert e todos ao seu redor. Era a cobrança da dívida: para cada vida salva pelo Sentinela, uma vida seria ceifada pelo Vácuo. Após diversos acontecimentos (num deles, o Vácuo apareceu para Lindy Reynolds, dizendo que, sempre que o Sentinela não pudesse, ele a protegeria), Robert, perturbado, foi preso após dizer que havia matado sua mulher... que, na verdade, estava catatônica de medo por ter visto o lado sombrio do herói. Foggy Nelson, MattMurdock, Luke Cage (como guarda-costas de ambos) encontraram a agente da S.H.I.E.L.D. Jessica Drew (Mulher-Aranha original), que era responsável pela Balsa (prisão de segurança máxima). Estes foram à ilha Ryker visitar Robert Reynolds e obter dele informações sobre o que sucedeu a ambos. Aproveitando-se da ocasião, Electro lidera um motim, libertando vários supervilões que estavam presos. O Homem-Aranha e o Capitão América chegam e tentam conter a rebelião. Carnificina ataca Foggy, mas o Sentinela parte para cima do monstro, nocauteia-o, leva-o ao espaço e lá parte o vilão ao meio, matando-o. Num outra aventura, o Vácuo se materializa e ataca Robert. Enquanto os Vingadores, X-Men, Quarteto Fantástico, Doutor Estranho, Namor e a S.H.I.E.L.D. tentavam impedir o Vácuo de chegar perto de Robert, Emma Frost entra em sua mente e na de sua mulher para descobrir um jeito de fazer Robert voltar a si. Ela consegue. O Vácuo pára de lutar. No prédio da sede dos Vingadores, uma enorme construção aparece: era o lar do Sentinela. Agora, Robert teria que enfrentar seus medos e lutar ao lado dos Vingadores. Todavia, outros eventos que se seguem mexem demais com a mente doentia do Sentinela, de modo que este aceita ser um dos Vingadores de Norman Osborn em troca de ajuda para lidar com o medo do Vácuo voltar. Seu fim trágico foi a morte nas mãos de Thor, durante os eventos que fecham a saga Siege (O Cerco a Asgard). 
Após incorporar o Vácuo (tal fato ocorreu após a luta dos Vingadores Sombrios e Doutor Destino contra Morgana le Fay, ocasião em que Bob foi dado como morto e ressurgiu confuso, sem saber se havia morrido ou não), matar quase todos os atlantes remanescentes (a mando de Osborn, que teve sua autoridade questionada por Namor, ex-aliado e ex-integrante da Cabala, versão maligna dos Illuminati), assumir parte da sua forma maligna (ele passou a fazer aparecer tentáculos negros, flamejantes, pontiagudos e afiados ao seu redor, assombrando e ameaçando a todos, após quase ter sido morto por Lindy), enfrentar e matar Ares (que executaria Osborn, após descobrir que havia sido manipulado por ele para que o cerco a Asgard fosse consumado) e revelar-se uma grande ameaça aos superseres asgardianos e terráqueos, destruindo Asgard e, ao mesmo tempo, parte da cidade de Broxton (em Oklahoma, nos Estados Unidos), onde quase todos os heróis não-mutantes tentavam detê-lo, liderados pelo Capitão América original e pelo Homem de Ferro (na seqüência, com uma aparência gigantesca e monstruosa, ele matou também o deus da trapaça, Loki, estraçalhando-o), Thor confrontou-o. Num breve momento, após a Helicarrier (aeronave utilizada pela M.A.R.T.E.L.O.) explodir sobre o Vácuo, Robert Reynolds voltou a si em sua forma humana original e pediu, choroso, que o matassem. Nenhum herói, nem mesmo Thor, queria atender ao seu apelo: a vontade do Deus do Trovão era que ele vivesse para pagar pelos seus crimes. Porém, o Vácuo volta à carga, reassumindo sua forma demoníaca e arremessando para longe de si todos os heróis que cercavam-no enquanto estava sob a aparência de Robert, e agarrando Thor com um de seus tentáculos. O herdeiro de Odin, então, não tem outra saída: aproveitando que o monstro estava enfraquecido (a consciência de Reynolds ainda o controlava, e ele gritava, ordenando que alguém o matasse), Thor golpeou-o mortalmente com o raio mais potente que ele poderia invocar. A criatura foi atingida, voltando à forma humana; porém, seu corpo foi despedaçado e incinerado. Para ter certeza que matara o Vácuo, Thor voou carregando-o consigo até o Sol e, ao aproximar-se da superfície do astro, arremessou o que restou do inimigo lá, para que fosse completamente destruído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário