13/05/2018

Cable





#63 UK
nome real: Nathan Christopher Charles Summers
outros nomes: Dayspring, filho de Askani, Soldado X
ocupação: Ex mercenário, agente do governo, combatente da liberdade
local de nascimento: Salem Center, Westchester County, New York
grupos de afiliação: X-Men; X-Force; Os 12; Novos Mutantes; Six Pack; Underground; Matilha; Aaskani
1º aparição: (como Nathan Summers) Uncanny X-Men #201 Jan1986;
 (como Cable) New Mutants #87 Mar1990
Criado por: Chris Claremont
Louise Simonson
Rob Liefeld
poderes e habilidades:  Telepatia; Telecinese; Raio ocular; Habil com armas; Teletransporte
armas: braço esquerdo tecno-orgânica possui força elevada; eu olho direito techno-orgânico pode ver o espectro infravermelha. Psimitar, uma arma Askani que eleva os canais de seus poderes psiônicos; possui tambem uma variedade de armas de fogo e outros tipos armas. 
altura: 202 cm
peso: 160 kg
olhos: azuis
cabelos: brancos

O líder de campo dos X-Men, Ciclope, teve um filho com Madelyne Pryor, clone de Jean Grey que surgiu após a saga conhecida como a Morte da Fênix. Esse filho, Nathan Christopher Charles Summers é que tornou-se o Cable. Durante a época na qual Ciclope fazia parte do X-Factor, o vilão Apocalipse infectou seu filho com um vírus tecnorgânico. Não havia nenhuma forma de cura óbvia e o garoto parecia fadado a morrer. No entanto, pouco após a contaminação, surgiu uma mulher que alegava se chamar Askani e dizia ter vindo do futuro com o propósito específico de levar Nathan, a fim de salvá-lo. Askani (Que era membro de um culto do futuro liderado por Rachel Summers) cuidou de Cable. No entanto como Cable era vital para a realização de uma profecia e Askani não podia arriscar perdê-lo para o vírus, ela clonou a criança. O clone de Cable veio a se tornar seu principal antagonista, o mutante Conflyto.
O Futuro
Durante a infância de Cable as mentes de Scott Summers e Jean Grey foram transportados para o futuro e em corpos que se assemelhavam aos originais para que criassem e cuidassem de Nathan. Desde cedo o jovem mutante teve de aprender a usar seus imensos poderes telepáticos e telecinéticos para retardar o avanço do tecno-vírus em seu corpo. Sempre que Cable força seus poderes o vírus avança ainda mais. Não fosse pelo tecno-vírus o poder de Cable seria grande o bastante para coloca-lo entre os mutantes mais poderosos da história. Como Jean lhe disse uma vez enquanto ainda era criança "Você Nathan […] será capaz de captar o sussurro de uma mente do outro lado do planeta ou apagar uma estrela distante com um simples pensamento…". Passando a maior parte da sua vida lutando contra Apocalipse em seu futuro, Nathan chega a maturidade como um experiente soldado. Após tomar posse de Prona, a nave sapiente de Apocalipse, assumindo então o nome de Cable, ele se torna um viajante do tempo, atuando por meio de táticas de guerrilha em diversas épocas em prol da convivência pacífica entre humanos e mutantes e tentando impedir que Apocalipse chegue ao poder e seu futuro aconteça. Nesse período, ele foi orientado por Blaquesmith.
O Presente
Após viajar por diferentes épocas, Cable acaba se fixando no "presente" Apesar de partidário do sonho de "convivência pacífica entre humanos e mutantes" do Professor Xavier, Cable muitas vezes se desentende com seus discípulos, pois atua de uma maneira mais agressiva, própria à sua formação em um mundo em guerra. Logo, ao invés de se juntar a alguma das equipes, ele resolve montar sua própria (apesar de continuar atuando sozinho em muitas missões). Embora em sua época de guerrilheiro inter-temporal ele tenha formado a Matilha, é quando a guarda dos Novos Mutantes passa a sua responsabilidade que Cable consegue montar uma verdadeira equipe, que atendesse à sua expectativa de serem uma força que impedisse a ascensão de Apocalipse ao poder. Sob sua guarda, os Novos Mutantes se tansformaram na X-Force. Junto com sua equipe, Cable enfrenta inúmeros inimigos, dentre os quais dois merecem destaque. O primeiro é Gênese, que na realidade é o próprio filho de Cable, que acaba sendo morto por Wolverine. E o segundo é o próprio Apocalipse, que é derrotado com a ajuda de todos os principais mutantes.
Quando considera a equipe preparada, Cable deixa de representar o papel de tutor, se afastando do grupo. Nesta fase, ele se muda para a Hell'sKitchen, bairro pobre de Nova York, pretendo partilhar mais de uma vida normal com os humanos, de maneira a se preparar (e até mesmo lembrar os motivos de sua luta) contra Apocalipse. Nessa fase, ele conhece Irene Merryweather (que se torna sua biógrafa) e se relaciona com Stacey Kramer, uma garçonete do bairro, irmã de Kenny, uma criança com Síndrome de Down.
É nesta fase que têm-se uma melhor perspectiva do herói como o Askani'Son, o Escolhido que iria derrotar Apocalipse, através do aparecimento de sua Psimitarra (uma arma que canaliza energia psíquica, enviada pelos Askani do futuro) e da revelação do culto dos Crentes, humanos espalhados em toda a Terra que viviam Cable como um messias (tendo entre adeptos desde Ch'vayre - um askani enviado do futuro, até o ex-vilão da Segunda Guerra Grande Mestre. Além disso, a presença constante de Blaquesmith, que reassume o papel de seu tutor (após ficar desaparecido depois da tentativa de assassinato perpetrada pelo Massacre), estava constantemente a lembrá-lo de sua "missão". Em meio à batalha com o vilão Bastian, ele literalmente explode após deixar o vírus tecnorgânico consumir seu corpo e tentar controlar um portal de viagem no tempo.
Avengers X-Sanction
Cable ressurge misteriosamente em um futuro onde toda a população foi dizimada, resultado da morte de sua filha, Esperança. Somente seu antigo aliado, Balquesmith, sobrevive e dá à Cable o nome do grupo responsável pelo assassinato da Messias Mutante: Os Vingadores. Assim, os dois viajam para o passado onde Cable se vê com apenas 24 horas de vida (devido ao fato do Vírus Tecnorgânico estar consumindo seu corpo) para encontrar e matar cada um dos Vingadores. Ele aprisiona o Hulk Vermelho, o Homem de Ferro , o Capitão América e o Falcão, quando é parado por Ciclope e a própria Esperança, que libertam os heróis e, com a ajuda de Wolverine, acabam matando Cable. Nathan tem seu corpo hospedado em um lugar onde parece ser o laboratório de Utopia, onde Esperança assume o efeito de Fênix e retira todo o vírus de seu corpo. No plano astral, Cable diz à Ciclope que Esperança é Fênix, e que deixa em suas mãos a responsabilidade de fazer o que for preciso. Assim, Nathan parte para um lugar desconhecido e diz que estará de volta em breve. Algum tempo após o desfecho de Avengers X-Sanction, a Marvel anuncia a batalha do século: Avengers vs. X-Men, uma mini-série em 13 edições, onde a Força Fênix, que se situa vindo à Terra para buscar Esperança, irá colocar os dois times em rota de colisão para decidir o destino da garota. Os X-Men acreditam que deverão prepará-la e que a entidade cósmica irá consertar os eventos causados no Dia-M, enquanto os Vingadores pensam que a Fênix estará louca e sedenta por sangue novamente.
O "Salvador"
Quando foram infectados por um vírus, Cable e  Deadpool se juntam quando se teletransportam. Algum tempo depois Cable alcançou seu poder máximo se tornando um dos mais poderosos mutantes existentes. Cable então decidiu fazer uma ilha flutuante e deu a ela o nome de Providência. A S.H.I.E.L.D. ficou de olho para ver se Cable não aprontava nada. Quando ficou fora de questão, a S.H.I.E.L.D. mandou a nova Matilha para cuidar de Cable. Os X-Men, junto com Deadpool, também foram tentar impedir Nate. Logo após, Cable foi atacado pelo Surfista Prateado. Seu braço foi arrancado e ele foi lobotomizado. A Matilha e Deadpool tentaram salvá-lo implantando um novo tecno-vírus. E isso o salvou. Após sua "cura", Cable se juntou a sua antiga equipe X-Force para ir atrás de um vilão chamado Skornn. Cable desapareceu. Sido mandado por Caixa Preta, Deadpool foi atrás de Cable, junto com Syrin e Míssil. Eles pularam de realidade em realidade até parar na Dinastia M e encontrar um Cable bebê. Eles o trouxeram de volta e tentaram trazê-lo de volta ao normal.
Com os eventos da Dizimação, Cable teve que se unir aos X-Men. Cable foi designado à equipe de Vampira, que consisite em: MísticaHomemde Gelo, Míssil, Lady Mental, Dentes de Sabre, Senhor Sinistro e Karima Shappandar, a Sentinela ômega. Os X-Men vão até Providência buscar cuidados médicos para a líder de esquadrão Vampira, infectada com vírus potencialmente fatal. Mas chegam no momento em que uma arma-viva Shiar chamada Hecatombe ataca o local, devorando a alma de milhares de habitantes. Providência foi evacuada e os X-Men enfrentaram a ameaça. Cable concorda em ser hospedeiro de Urizen, um Mummudrai, para poder derrotar Hecatombe o que restaurou seus poderes mutantes durante a hospedagem. Hecatombe é derrotada mas Providencia foi toda destruída. Seus últimos habitantes são evacuados da ilha, incluído Irene Merryweather e seu amor, Dominó, que Cable não permitiu ficar para ajudar como se já esperasse o pior. Com o Urizen morto, Cable perde seus poderes novamente. Ele permanece na sua ilha destruída para tentar evitar que as informações contidas na ilha caiam em mãos erradas, sua ideia era criptografar as informações mas é atacado por Gambit e Solaris, novos integrantes dos Carrascos. Ferido, vai até o núcleo da ilha, mas os dois o seguem. Cable diz a palavra-chave para destruição do núcleo da ilha, “réquiem”. Pois já que não teria tempo para criptografar a informação, preferiu explodir o local sendo destruído junto com suas valiosas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário